Aprenda como aplicar o minoxidil no cabelo feminino

A loção de minoxidil é cercada de dúvidas a respeito da maneira adequada de seu uso, e também a diferença para aplicar a versão líquida e espuma.

Então neste artigo eu resolvi esclarecer e desenvolver um guia bem fácil para vocês poderem usar o minoxidil de maneira correta para obter os ganhos com este medicamento que teve sua eficácia comprovada pela Universidade de Medicina de Harvard.

Primeiramente é de extrema importância que você faça a utilização dessa solução tópica conforme o indicado.

Não use mais e nem pense que aplicando com mais frequência vai obter ganhos mais rápidos,

É de suma importância lembrar que o ideal é não utilizar outros produtos na mesma região onde você esteja fazendo o tratamento com o minoxidil.

No entanto, para as mulheres que estão sempre utilizando químicas, tinturas e até mesmo relaxantes capilares, não existe problema em realizar estes procedimentos se você estiver fazendo o tratamento com minoxidil, cabe somente você dobrar os cuidados, e realizar a retirada de todo o produto do minoxidil do seu couro cabeludo 24 horas antes de aplicar qualquer produto químico e esperar 48 horas para poder voltar a aplicar o minoxidil no seu couro cabeludo.

Em hipótese alguma, pense em compensar estes dias perdidos e dobrar o indicado por ml em cada aplicação do minoxidil.

Agora vamos aos guias:

Guia para aplicar o minoxidil líquida

Certifique-se de que a região onde você for aplicar o minoxidil (couro cabeludo ou sobrancelhas) estejam completamente seco e de preferência limpos.

Divida o cabelo em etapas, começando pelo meio da cabeça para expor o couro cabeludo ou a região onde você esteja com queda acentuada.

A dose recomendada por aplicação é de 1 mililitro (ml), em caso de dúvidas sobre o mililitro que você esteja aplicando, compre um conta gotas com marcador, custa menos de 1 real na farmácia.

Atente-se se a concentração do minoxidil se é de 2% ou de 5%, se o seu minoxidil for de 2% o ideal é que você aplique o minoxidil duas vezes ao dia sendo assim você irá utilizar em cada aplicação 1 ml, que no final do dia dará 2 ml.

Agora se o seu minoxidil tem a concentração de 5%, o recomendado para as mulheres é que ele seja usado somente 1 vez ao dia.

Após a aplicação de 1 ml recomenda se massagear a região, para que o produto possa obter uma maior penetração da área.

Lave somente as mãos após este passo, no entanto é imprescindível que você não lave e nem fique pondo a mão na região onde aplicou o produto o por pelo o menos 4 horas.

Em hipótese alguma use o secador de cabelo ou fontes de calor para poder secar mais rápido a solução aplicada no couro cabeludo, ou em outra região isso só tornará o tratamento menos eficaz.

Evite a todo custo que o minoxidil tenha contato ou escorra para outras partes do corpo, isto pode desencadear nascimentos de fios em locais onde você não deseja.

Guia para aplicar o minoxidil versão espuma

Como mencionamos acima, certifique que a região onde for aplicar o minoxidil esteja seco e de preferencia limpo.

Separe os cabelos em uma ou mais linhas para expor a área de queda de cabelo no couro cabeludo.

Segure o frasco para baixo e pressione o bico para aplicar a espuma nos dedos. Após a espuma entrar em contato com o seu dedo, espalhe todo o produto sobre a área de queda de cabelo e massageie suavemente o couro cabeludo.

Imediatamente após a aplicação, lave as mãos para remover qualquer resíduo do medicamento que possa ter ficado nos seus dedos.

De forma alguma faça a aplicação do minoxidil versão espuma perto de calor ou chama aberta, muito menos se tiver algum cigarro acesso, e nunca perfure, quebre ou queime a lata de aerossol.

O uso abusivo de qualquer versão do minoxidil produz um aumento na intensidade de possíveis colaterais de tipo reações dermatológicas, caracterizada como: coceira, secura, irritação cutânea e eczema.

Qual é o melhor momento para aplicar o minoxidil ?

Por experiência própria o ideal é que você crie uma rotina para usar regularmente as duas vezes o minoxidil de solução líquida.

Por exemplo: use pela manhã após a lavagem da região que for aplicar o produto e a segunda vez a noite antes de dormir, mas espere pelo o menos 20 minutos antes de deitar.

Agora a versão espuma do minoxidil se for 5%, o ideal é que seja usado somente a noite também antes de dormir e esperar pelo o menos 30 minutos antes de deitar na cama.

Os resultados usando da maneira adequada o minoxidil como eu descrevi acima leva cerca de 1 a 3 meses para ser percebido, mas calma normalmente os ganhos permanentes precisam de um tempo a mais de 6 meses a 1 ano de tratamento, lembrando que se você tiver calvície arreata ou androgenética o uso será contínuo.

 

4 thoughts on “Aprenda como aplicar o minoxidil no cabelo feminino

  1. É verdade que se parar de usar o minoxidil o cabelo volta a cair muito, inclusive todos os cabelos novos que nasceram?

    1. Olá Rejane, tudo bem? Sim, porém essa verdade é parcialmente. Vamos lá o tempo ideal para você usar minoxidil e não ter os pelos que nasceram cairem é de 1 ano. Após 1 ano feito o tratamento, o ideal é que você faça o desmame, ou seja, não parar bruscamente com o produto. Só dessa forma você permanecerá como os pelos que cresceram.

  2. Se eu passar o minoxidil espuma 5% a noite, tenho que lavar o cabelo no outro dia ou posso lavar dia sim e dia não? E no caso de eu não lavar no dia seguinte, eu passo de novo o minoxidil, mesmo sem ter lavado o cabelo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *