As dúvidas mais comuns sobre o uso do Minoxidil e suas respostas

O Minoxidil é um vasodilatador inicialmente indicado para o tratamento da hipertensão. Com o tempo um efeito colateral bastante peculiar foi percebido – o crescimento capilar.

Isso interessou muitos homens que sofriam com a calvície e, onde tem procura, a demanda aparece. A fórmula do Minoxidil foi modificada para ser utilizada de maneira tópica e sua comercialização para fins estéticos foi autorizada.

Hoje o Minoxidil é usado no tratamento da alopecia genética (a tal da calvície) tanto por homens quanto por mulheres ao redor de todo o mundo. Há diversas marcas disponíveis no mercado. Os resultados provindos do uso de Minoxidil diariamente costumam surgiu cerca de 1 a 5 meses após o início do tratamento.

Diversos estudos já provaram sua eficácia, mas para muitas pessoas o Minoxidil ainda é um medicamento muito polêmico. Quando alguém cogita começar um tratamento com o Minoxidil, muitas dúvidas costumam surgir.

Se esse é seu caso, hoje nós vamos sanar todas as suas dúvidas acerca do uso do Minoxidil. Separamos as perguntas mais comuns e vamos responde-las com base em evidências científicas.

Ficou interessada? Então é só continuar a leitura!

Como usar Minoxidil no cabelo?

O tratamento com Minoxidil é muito simples e pode ser feito em poucos minutos. Durante duas vezes ao dia, idealmente após o banho, aplique 1mL por todo o couro cabeludo úmido ou na área que deseja tratar.

O intervalo entre as aplicações deve ser de 12 horas. Após a aplicação, faça uma massagem no couro cabeludo para que o produto possa ser bem espalhado e penetrar o couro cabeludo.

Você pode usar o Minoxidil tranquilamente antes de dormir. Na verdade, esse é o momento ideal para deixar o medicamento agindo, pois é quando você fica menos exposto aos raios UV.

Depois é só lembrar de lavar bem as mãos para evitar os pelos em locais indesejados, como as mãos.

Posso lavar meu cabelo todos os dias fazendo uso do Minoxidil?

Um dos efeitos colaterais do Minoxidil mais chatos de lidar é o aumento da produção de oleosidade pelo couro cabeludo.

Cabelos oleosos exigem lavagens mais recorrentes, mas será que isso é possível durante o tratamento com o Minoxidil?

Bom, não só é possível como é o mais recomendado. Lavar o cabelo antes das aplicações de Minoxidil garante uma melhor eficácia, pois o couro cabeludo estará limpinho para receber o produto.

Só tome cuidado com o efeito rebote. Muitas vezes a produção de oleosidade é agravada justamente pela falta dela. Confuso, não? O que ocorre é que seu couro cabeludo identifica o ressecamento e acaba produzindo oleosidade como resposta.

Sendo assim, se seu cabelo continuar muito oleoso mesmo com lavagens diárias, considere fazer uma hidratação e mudar de shampoo para um menos agressivo, como os low poo.

Eu posso aplicar Minoxidil no meu cabelo molhado?

Essa é uma questão um tanto complicada. A questão não é se você pode ou não e sim se isso irá diminuir a eficácia do produto.

Aplicar Minoxidil não irá te fazer mal algum, mas alguns acreditam que o melhor é esperar o couro cabeludo secar antes de aplicar. Mas o que a ciência tem a dizer sobre isso?

Ainda não há pesquisas suficientes para afirmar, mas segundo um estudo realizado em ratos de laboratório, o Minoxidil pode penetrar melhor no couro cabeludo quando aplicado nos cabelos úmidos.

Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque os folículos capilares absorvem melhor o medicamente quando estão úmidos. Além disso, a umidade também impede a cristalização do medicamento, o que aumenta seu período de ação.

Se parar de usar Minoxidil meu cabelo voltará a cair?

O tratamento com o Minoxidil precisa ser contínuo. Sendo assim, sim. Ao interromper o tratamento os resultados obtidos serão perdidos e seu cabelo voltará a cair.

Se você esqueceu de tomar por um dia ou viajou e não pode continuar o tratamento por uma semana, fique calma. Seu cabelo só irá cair se você ficar muito tempo sem aplicar o medicamento, como mais de 1 mês.

Como usar Minoxidil no cabelo feminino?

As mulheres costumam ter cabelos maiores que os homens. Isso acaba dificultando um pouco a aplicação do Minoxidil no couro cabeludo, porque fica mais difícil alcança-lo com tantos fios na frente.

Mas não é por isso que as mulheres devem desistir do tratamento com o Minoxidil. É possível conseguir resultados incríveis realizando a aplicação da maneira correta. Vamos te ensinar como!

Para a aplicação no couro cabeludo, um conta-gotas é ideal. Além disso, opte pelo Minoxidil em loção. Esse aplicador irá garantir uma aplicação precisa e o formato em loção irá facilitar a penetração no couro cabeludo.

Divida o cabelo em etapas, começando pelo meio da cabeça. Vá repartindo e aplicando até que todo o couro cabeludo esteja úmido. Depois é só massagear o couro cabeludo para espalhar bem o produto.

Para o uso de Minoxidil em solução, a concentração indicada para mulheres é a de 2%. Já a formulação de 5% só é segura para as mulheres em espuma. (Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25807073/)

Lembre-se de lavar bem as mãos após o uso do Minoxidil para evitar que pelos nasçam nessa região.

Quem usa Minoxidil pode pintar o cabelo?

Pode, sim. Mas é importante ficar atento a alguns detalhes.

O cabelo e couro cabeludo precisam estar completamente livres de Minoxidil antes de que qualquer produto de coloração possa ser aplicado. Sendo assim, lave bem os cabelos após o uso do Minoxidil.

Além disso, o couro cabeludo costuma ficar bastante sensível após o uso de qualquer substância química que colore ou alisa os cabelos.

Nesse caso, se você faz a aplicação de Minoxidil duas vezes ao dia, pule a segunda aplicação após a coloração para evitar irritações no couro cabeludo.

Estou usando Minoxidil, mas meu cabelo continua caindo. Isso é normal?

O Minoxidil demora cerca de 1 a 3 meses para apresentar resultados. Nesse meio tempo, entre a 2ª e a 6ª semana de uso, é normal experienciar a queda dos cabeludos. Mas fique calma, pois isso não só é normal, como é também um ótimo sinal de que o medicamento está fazendo efeito.

Esse é o famoso efeito shedding. Pode ser uma fase bastante angustiante, mas pode ter certeza de que irá valer a pena. O efeito shedding ocorre quando seu cabelo começa a “se livrar” dos fios capilares antigos, finos e fracos para dar lugar a novos fios mais fortes e mais grossos.

Caso seu cabeludo continue caindo mesmo após esse período de 2 a 6 semanas, recomendamos que tente outra marca de Minoxidil. Caso o problema persista, consulte um tricologista.

E aí, sanou todas as suas dúvidas?

Compartilhe esse artigo para sanar a dúvida de mais pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *