Recupere o seu cabelo após radioterapia com Minoxidil

A luta contra o câncer é exaustiva e desagradável por diversas razões, mas certamente a queda capilar é uma das que mais afetam a qualidade de vida das mulheres que sofrem com essa doença.

E, ao contrário do que muitos acreditam, a quimioterapia não é o único tratamento contra o câncer que tem como efeito colateral a queda dos fios.

A radioterapia também pode causar essa queda, embora nesse caso ela seja mais rara.

Por conta disso, há muitos artigos que abordam a queda capilar causada pela quimioterapia, mas poucos que discutem a queda causada pela radioterapia.

Como já foi dito acima, esse efeito colateral afeta negativamente a vida de todas as mulheres que lutam contra o câncer.

Nesse contexto, muitas delas procuram alternativas para reverter esse cenário.

Uma dessas alternativas é o Minoxidil, medicamento muito utilizado no tratamento da calvície, mas será que ele é realmente eficaz quando se trata de queda causada pela radioterapia?

Se você está curiosa para saber a resposta dessa pergunta, é só continuar a leitura!

Entendendo a queda capilar causada pela radioterapia

Radioterapeutas ajustando uma máscara facial usada durante sessões de radioterapia. Imagem: Unsplash/National Cancer Institute

Antes de qualquer coisa, é importante entender como a queda dos fios ocorre no caso da radioterapia.

Muitos a confundem com a quimioterapia, outro tratamento contra o câncer muito comum, mas muitas diferenças entre as duas.

A radioterapia é um tratamento contra o câncer que usa feixes de radiação concentrada para matar as células cancerosas.

Já a quimioterapia é uma forma mais agressiva de terapia à base de química.

Diferentemente da quimioterapia, a radioterapia só causa a perda dos fios na área a ser tratada.

Ou seja, você só terá queda de cabelo se estiver tratando algum tumor localizado na cabeça ou no pescoço.

Os cabelos voltam a crescer normalmente após o término do tratamento.

O Minoxidil pode reverter a queda capilar causada pela radioterapia?

Apesar do cabelo voltar a crescer normalmente ao fim do tratamento, essa espera pode ser angustiante para muitas mulheres.

A baixa autoestima pode ter impactos significativos na vida dos pacientes, podendo inclusive resultar em quadros de depressão.

O Minoxidil seria uma solução para esse problema, mas será que é realmente eficaz quando a causa da queda capilar é o tratamento com radioterapia?

Felizmente, sim. Segundo um estudo publicado na JAMA Dermatology – revista periódica americana – pacientes que sofrem com a queda capilar após tratamentos com radiação tendem a ver melhoras no quadro após o uso de Minoxidil tópico.

O medicamento foi usado off-label para tratar a queda de cabelo persistente associada à radiação, com 82% dos pacientes mostrando pelo menos alguma melhora.

Ao longo de um acompanhamento médio de 61 semanas, 82% dos pacientes avaliados tratados com Minoxidil tópico com concentração de 5% duas vezes ao dia apresentaram uma resposta.

Além disso, dos 25 pacientes para os quais as imagens clínicas estavam disponíveis, 16% (4) demonstraram uma resposta completa.

Algumas pessoas acreditam que o Minoxidil 5% não pode ser usado por mulheres por se tratar de uma concentração muito elevada, mas diversos estudos já desmentiram essa falácia.

Sendo assim, o Minoxidil é uma ótima alternativa para controlar a queda capilar em mulheres que trataram o câncer com radioterapia.

Qual Minoxidil usar?

Como já citamos anteriormente, o Minoxidil 5% pode (e deve!) ser utilizado por mulheres que sofrem com a queda capilar, mas é importante ter em mente que o tratamento à base de Minoxidil é diferente quando se trata delas.

Diferentemente dos homens, as mulheres devem aplicar o medicamento apenas uma vez ao dia. O Minoxidil mais indicado para o tratamento da queda capilar feminina é o Women’s Rogaine 5% em espuma.

Se a oleosidade causada pelo Minoxidil te incomoda, pode ficar tranquila, pois a fórmula do Women’s Rogaine 5% em espuma evita o acúmulo de oleosidade tanto nos fios quanto no couro cabeludo sem abrir mão de te entregar fios mais grossos e resistentes.

Os resultados do Women’s Rogaine 5% em espuma começam a aparecer em até três meses. Não é à toa que esse é o Minoxidil mais indicado por especialistas para o tratamento da calvície feminina!

Experimente e comprove!

Adquira já o seu Women’s Rogaine 5% em espuma aqui!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram