Minoxidil escurece os fios? Porque?

Depois que o uso de Minoxidil foi considerado seguro para as mulheres, muitas daquelas que sofriam com a calvície feminina descobriram uma ótima solução para esse problema que afeta significativamente suas autoestimas.

A eficácia do Minoxidil contra a queda capilar já foi comprovada por inúmeros estudos.

Porém, como qualquer medicamento, ele pode causar alguns efeitos colaterais.

Os mais recorrentes e incômodos são o aumento da produção de oleosidade no cabelo e ressecamento do couro cabeludo.

Felizmente, hoje já é possível evitar esse tipo de efeito adverso.

Basta optar pela versão em espuma, que não possui álcool e, consequentemente, irrita menos a pele.

Há outro efeito colateral pouco discutido, mas notado pela grande maioria das usuárias de Minoxidil – o escurecimento dos fios.

Mas será mesmo que o Minoxidil é capaz de escurecer os fios?

Se sim, por que isso ocorre?

Essas e outras questão serão respondidas a seguir. Para conferir, basta continuar lendo!

Como o Minoxidil age contra a queda capilar?

Para que possamos responder essa pergunta corretamente, é necessário que entendamos como o Minoxidil age nos fios.

O Minoxidil é um vasodilatador. Diferentemente de outros medicamentos para a calvície que afetam os níveis hormonais, como a Finasterida, o Minoxidil tem uma ação muito mais simples.

Ele age estimulando a circulação sanguínea no couro cabeludo, dilatando os folículos capilares e prolongando a fase de crescimento dos fios, conhecida como anágena.

Como resultado, a área tratada primeiramente elimina os fios finos e fracos (o famoso efeito shedding) para que esses possam dar lugar aos novos fios que serão bem mais fortes, resistentes e grossos.

Afinal, usar Minoxidil escurece o cabelo?

O cabelo costuma ficar mais escuro quando os resultados do tratamento começam a surgir, ou seja, quando os fios ficam mais fortes, resistentes e, principalmente, mais grossos.

E isso não é apenas uma coincidência.

O escurecimento que muitas mulheres experienciam durante o tratamento com Minoxidil é completamente natural.

A calvície afina e enfraquece os fios do cabelo até que esses não tenham mais força para atravessar o couro cabeludo e fios finos costumam ser mais claros.

Ou seja, o que ocorre não é exatamente um escurecimento, e sim um engrossamento.

Se você notar que seu cabelo passou a ficar mais escuro depois que iniciou o tratamento com Minoxidil, pode ficar tranquila, pois esse é um ótimo sinal.

O escurecimento é um indicativo de que seus fios estão engrossando e o tratamento contra a calvície feminina está fazendo efeito.

Posso pintar o cabelo usando Minoxidil?

Mas o escurecimento dos fios devido ao uso de Minoxidil não agrada todas as mulheres.

Algumas sentem falta da cor “natural” de seus fios e, para recuperá-la, optam por tingir os fios.

Será que pintar os fios durante o tratamento com Minoxidil pode interferir no tratamento contra a calvície ou fazer algum mal à saúde?

Felizmente, não. Porém, é necessário tomar certos cuidados ao pintar as madeixas.

Antes de utilizar qualquer substância para colorir ou clarear os fios, certifique-se de que seu couro cabeludo não está com Minoxidil.

Para isso, após usar o produto, lave muito bem sua cabeça.

Após a pintura/descoloração, não faça a aplicação do Minoxidil, pois a química deixará seu couro cabeludo demasiadamente sensível, o que poderá resultar em irritações.

Isso vale também para os procedimentos de alisamento a base de substâncias químicas.

Ou seja, considerando que você faça duas aplicações de Minoxidil diariamente, o ideal é que a pintura seja feita após a primeira aplicação (depois de lavar bem o couro cabeludo) e que a segunda seja suspensa.

Retorne o tratamento com Minoxidil no dia seguinte. Caso sinta que seu couro cabeludo ainda está sensível, suspensa até que ele volte ao normal.

E aí, sanou todas as suas dúvidas sobre o escurecimento dos fios causado pelo Minoxidil?

Tem alguma outra dúvida sobre o Minoxidil e a calvície feminina?

Então conta para a gente aqui nos comentários para que possamos te ajudar!

E não se esqueça de compartilhar esse post para ajudar outras mulheres que possam ter essa dúvida!