A queda de cabelo nas mulheres não é uma novidade, e aqui temos diversos artigos sobre o assunto e suas origens!
Mas o foco de hoje é nos anticoncepcionais e na sua relação com essa temática da queda de cabelo feminina.
Será uma relação de causa E consequência?!
Os anticoncepcionais são, geralmente, combinações de hormônios com o intuito de prevenir a gravidez ou para tratar algumas doenças específicas.
Existem várias classes de anticoncepcionais, e quem pode determinar qual o mais adequado para cada tipo de caso é um médico ginecologista.
Não se deve usar sem acompanhamento clínico ou receita.
Como todo medicamento, existem efeitos colaterais e efeitos benéficos.
Então, qual a função do anticoncepcional em relação a queda de cabelo?
Bom, existem mulheres que recebem uma piora nessa questão, já para outras acontece uma melhora.
TIPOS DE ANTICONCEPCIONAIS
Alguns anticoncepcionais, que entram na categoria dos anti-androgênicos, são os compostos que impedem que o hormônio masculino faça as suas ações no corpo feminino.
Uma das ações do hormônio masculino é a queda de cabelo, miniaturização do folículo capilar.
Sendo assim, esse grupo de contraceptivo age bloqueando essa função de hiperandrogenismo e acaba auxiliando contra a queda capilar.
Outros anticoncepcionais como, por exemplo, o DIU de mirena, que contém hormônios de progesterona, apesar de menos agressivo, pode sim fazer com que o seu cabelo caia um pouco, principalmente dentro dos três primeiros meses quando o organismo ainda está se adaptando.
Os melhores anticoncepcionais para tratar problemas como a trombose, são os piores para o cabelo e para a pele, e vice-versa.
Infelizmente, ainda não existe um método que faça todos os trabalhos; deixando, então, sempre algum efeito colateral.
Tendo em conta os componentes da progesterona e do etinil-estradiol e suas respectivas quantidades, é o que vai determinar se o seu cabelo vai cair mais ou menos ou se não vai cair.
E, para além da composição da droga, seu corpo também tem influência no fruto, pois cada caso é um caso.
ANTICONCEPCIONAL NO SHAMPOO FAZ O CABELO PARAR DE CRESCER? DESCUBRA!
Que o anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer ou cair é mito. Não se engane! Se fizer isso, você só vai diluir a pílula no shampoo em vão.
Do ponto de vista científico, o medicamento não tem a capacidade de penetrar no couro cabeludo, e não traz nenhum efeito, bom ou ruim.
PAUSAR O ANTICONCEPCIONAL FAZ O CABELO PARAR DE CAIR?
Início ou parada de anticoncepcional podem trazer a queda, levando em consideração que o corpo estava ou não recebendo um medicamento e agora deve se acostumar ao oposto.
Se o seu anticoncepcional estava fazendo o efeito anti-androgênico, provavelmente seu cabelo vai cair mais agora.
Se ele pertencer ao grupo dos contraceptivos hormonais que possuem mais progesterona e DHT, a possibilidade de parar de cair é maior.
É perceptível que, conforme a mudança brusca ao parar de usufruir do medicamento, o cabelo sofre com isso. Além da queda, pode aumentar também a oleosidade.
INJEÇÃO DE ANTICONCEPCIONAL FAZ O CABELO CAIR?
A resposta é sim.
Tanto as injeções trimestrais quanto as mensais podem causar esse resultado indesejado.
Elas são extremamente invasivas e podem destruir os fios. Influenciam demais no afinamento do cabelo, consequentemente deixando-os mais quebradiços e ralos.
QUAL ANTICONCEPCIONAL FAZ O CABELO PARAR DE CAIR?
Os anticoncepcionais como o DIU de cobre, que não possui hormônios, não vão fazer com que o seu cabelo caia.
Se o seu problema com a queda não tem a ver com o anticoncepcional, provavelmente não vai ser esse medicamento que vai te ajudar.
Na prática, alguns dos melhores contraceptivos para a queda de cabelo são: Diane 35, Selene, Artemidis 35.
Desse modo, você precisa primeiro investigar o seu problema junto com um profissional para descobrir qual a origem e qual melhor forma de tratar dele.
Afinal, você quer recuperar as suas madeixas, não é mesmo?
MINOXIDIL É A SOLUÇÃO PARA QUEDA CAPILAR FEMININA
A performance do Minoxidil é muito notável! Para diferentes casos, esse produto é mesmo capaz de te tirar da calvície e de salvar seus fios.
O Minoxidil pode gerar uma renovação dos fios de cabelo de maneira mais acelerada, e apesar de cair um pouco o cabelo ao começar a usar, processo conhecido como “shedding hair”, não se deve parar o uso, pois após algum tempo o crescimento vai ficar evidente.
Contudo, se o seu problema for hormonal, esse produto pode te ajudar, mas não solucionar o caso completamente, sendo necessário a complementação de outros medicamentos.
E aí, gostou desse artigo?
Seu anticoncepcional faz o seu cabelo cair? Já testou o Minoxidil?
Conta aqui para a gente nos comentários!