Existe tratamento caseiro para calvície feminina?

Perceber que nossos fios estão caindo é desesperador, mas o sentimento apenas piora quando começamos a notar as falhas em nosso cabelo.

Nesse momento surgem os questionamentos sobre o que está acontecendo e como tratar calvície feminina.

Em meio a tanta informação disponível na internet, acabamos aderindo a tratamentos caseiros que não tem qualquer comprovação científica e é aí que mora o perigo.

Esse artigo vai te mostrar o que a ciência diz sobre alguns dos tratamentos mais famosos para calvície feminina! Fique com a gente até o final para descobrir!

O que é calvície feminina?

A calvície feminina, ou alopecia, é uma condição que atinge muitas mulheres.

Apesar de não ter efeitos fisiológicos nocivos, ela destrói a autoestima de muitas mulheres e faz com que recorram a medidas desesperadas.

A queda de cabelo costuma ser vista com mais frequência em homens, porque a principal causa está relacionada aos hormônios masculinos e hereditariedade, mas isso não é um impeditivo para que muitas mulheres desenvolvam também.

Em mulheres outras causas também estão entre as mais comuns, como uso com pílulas anticoncepcionais, estresse, alterações na tireoide, amamentação, falta de vitaminas, oleosidade do cabelo, entre outros.

Existem algumas classificações para a alopecia e essas são as mais comuns:

  • Alopecia Androgenética

O tipo mais comum de alopecia é aquela relacionada aos hormônios masculinos e à hereditariedade. Muitas mulheres são afetadas pela condição.

  • Alopecia Seborreica

Vista em pacientes que possuem dermatite seborreica.

  • Alopecia Areata

Originada por doenças autoimunes, como lúpus, ou em fatores emocionais.

  • Alopecia Traumática

Causada por traumatismos na cabeça ou pelo costume de arrancar o próprio cabelo, que atinge principalmente pessoas com problema de ansiedade.

  • Eflúvio

Queda capilar que ocorre por um período determinado.

Calvície tem cura?

Todo tipo de calvície feminina tem tratamento, e apenas algumas das variantes não tem cura definitiva.

Os tratamentos mais indicados por dermatologistas incluem remédios ingeridos via oral e soluções tópicas que melhoram a circulação local.

Existem também o método de intradermoterapia capilar, que consiste em microagulhamento com injeção de remédios como Minoxidil.

O importante antes de buscar pelo tratamento é procurar um médico e descobrir qual é a causa da sua calvície feminina.

Tratar diretamente a causa do problema é a forma mais efetiva e definitiva.

Receitas caseiras e naturais para calvície funcionam?

Muitas pessoas optam por um estilo de vida natural, com quantidade nula ou reduzida de industrializados e os efeitos podem ser fantásticos, mas será que funcionam como tratamento caseiro para calvície feminina?

Outro motivo que leva as pessoas a recorrerem a métodos caseiros é a facilidade de encontrar os ingredientes e o baixo custo.

Esses são alguns dos tratamentos caseiros para alopecia mais famosos e o que a ciência diz a respeito:

Óleo de coco no cabelo para combater calvície feminina

O óleo de coco é sempre o tratamento mais indicado pelos adeptos da vida natural para tratar qualquer coisa – literalmente.

Embora tenha muitas propriedades que são comprovadas por relatos de quem usa, um estudo sobre o óleo de coco revelou que existem poucas informações científicas confiáveis a respeito desse produto natural.

As poucas pesquisas feitas tem resultados contraditórios e muitas vezes sem uma base sólida.

Isso significa que não é possível garantir seu efeito contra a queda de cabelo.

Aloe Vera para queda capilar

Todos sabem que a planta Aloe Vera, mais conhecida como babosa, traz muitos benefícios para a saúde da pele e do cabelo, mas sua ação externa não deve ser o suficiente para sua indicação como tratamento para calvície feminina.

Assim como ocorre com o óleo de coco, não existem estudos que comprovem a eficácia da planta Aloe Vera em relação a queda capilar, mesmo que ela seja própria para tratar outros problemas, como dermatite e caspa.

Chá verde para queda capilar

Os benefícios do chá verde para a pele e para a saúde interna do corpo chamam a atenção das pessoas que procuram por soluções desesperadas para conter a queda capilar.

Apesar de estudos in-vitro apontarem seu funcionamento para estímulo do crescimento capilar, ele ainda não é estudado o suficiente para ter comprovação de eficácia no tratamento da calvície feminina.

Minoxidil: melhor tratamento para calvície feminina

Muitas pessoas tentam se aventurar com receitas caseiras que não tem comprovação de eficácia, outras já buscam tratamentos desenvolvidos especialmente para a alopecia feminina.

Existem muitos relatos de mulheres que usam o Minoxidil e veem os resultados positivos, mas ao contrário das receitas caseiras, a comprovação não termina com o conhecimento popular!

Estudos feitos em diversas instituições de renome, como a Universidade Federal de Minas Gerais, confirmaram que Minoxidil para calvície feminina funciona.

Além disso, o tratamento para queda de cabelo com Minoxidil é o mais indicado por dermatologistas em todo o mundo, por ser considerado o mais efeito e um dos menos agressivos para a pele.

O Minoxidil é um vasodilatador para uso tópico, que deve ser aplicado na região do couro cabeludo que está sofrendo quedas. As fórmulas mais eficazes são aquelas nas concentrações 2% e 5%.

Os resultados são gradativos e em grande parte dos casos demoram três meses ou mais para aparecer, mas isso ocorre em grande parte dos tratamentos para calvície feminina, já que trata de uma condição delicada.

Vale a pena comprar Minoxidil para calvície feminina?

O Minoxidil é o tratamento mais adequado e indicado por médicos para tratar a condição, além de ter comprovação de eficácia.

Muitas pessoas gastam muito dinheiro com meses ou até mesmo anos de tratamentos naturais que não funcionam ou que tratam o problema apenas superficialmente.

Nesses casos, o barato pode ser mais caro do que a fórmula especializada.

Na loja Gigi Hair você pode encontrar diversas opções de Minoxidil para comprar com frete grátis!

Gostou de ler sobre os tratamentos para calvície feminina?

Aqui no site você pode ler muito mais sobre a alopecia em mulher e como cuidar!

Tem alguma história para contar sobre Minoxidil e tratamentos para alopecia?

Então conta aqui nos comentários!

Fontes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *