10 dicas para acabar com a calvície e crescer cabelo!

Um dos motivos mais populares pela queda capilar é a calvície. Esta é uma condição difícil de prevenir já que acontece por alterações hormonais.

Sendo assim, os genes também fazem a diferença tornando, assim, uma condição hereditária.

Apesar desses fatos, existem dicas bem interessantes que podem contribuir e acelerar o processo de crescer cabelo. Quer saber quais são?

Então, acompanha a leitura deste artigo!

Alopecia feminina: o que é? Por que afeta as mulheres?

10 dicas para crescer cabelo e acabar com a calvície

Alimentação saudável

Se alimentar de maneira saudável é um dos pilares para evitar determinados eventos clínicos e garantir uma qualidade de vida melhor.

Isso, claro, não envolve a prática de dietas restritivas já que deixar de comer alguns alimentos faz com que vitaminas e nutrientes não sejam ingeridos.

A não ingestão ou a ingestão insuficiente de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo humano fazem com que os fios de cabelo tornem-se quebradiços e fracos.

Assim, sofremos com a queda capilar. Para evitar essa situação, recorra à alimentação saudável.

Isso porque, além de driblar a queda de cabelo, se alimentar de maneira saudável também contribui para que os fios possam crescer hidratados, fortalecidos e brilhosos.

Ingira proteínas

A nossa segunda dica está diretamente atrelada à anterior.

Isso porque as proteínas são substâncias biológicas formadas por cadeias de aminoácidos e, por isso, fazem parte de diversos processos fisiológicos do organismo humano, como o crescimento do cabelo.

A melhora e manutenção da saúde capilar perpassa pela presença das proteínas, pois tais substâncias contribuem para a proteção e fortalecimento dos fios de cabelo.

Logo, pouca proteína ou má absorção dela deverá causar queda capilar.

Diante dessas considerações, podemos dizer, então, que a melhor opção é procurar orientação nutricional para não sofrer com o caimento dos fios e/ou com outros problemas.

Experimente produtos com cafeína

O café é uma das bebidas mais populares do Brasil. Dessa maneira, é sempre hora de passar um bom cafézinho quente e pouco importa se é manhã, tarde ou noite.

Dependendo do período do dia, essa bebida pode causar problemas para dormir já que a cafeína tua como um estimulante.

Esse efeito, na realidade, é a principal característica do café.

Por meio dele, muitos cientistas resolvem começar determinados estudos para relacionar essa substância com os fios de cabelo.

Uma pesquisa, em especifica, já comprovou que a “a cafeína melhorou o alongamento da haste capilar, prolongou a duração anágena e estimulou a proliferação de queratinócitos da matriz capilar”.

Isso significa que a cafeína poderá ser aliada no processo de crescer cabelo.

Aliás, há também o fato de que uma cientista brasileira criou um shampoo com cafeína na composição que, por sua vez, contribui para o tratamento para calvície.

Sendo assim, uma boa aposta é usar produtos capilares com cafeína na fórmula.

Aposte em óleos essenciais

Óleos essenciais são substâncias usadas para promover bem-estar físico, mental, sexual e até estético.

Isso, claro, foi comprovado por pesquisas que já afirmaram que alguns destes óleos vegetais podem contribuir para interromper a queda capilar e acelerar o crescimento do cabelo.

Aumente seu perfil nutricional

Assim como a segunda dica, essa também está diretamente atrelada à primeira.

Isso porque aumentar o perfil nutricional de um indivíduo envolve o aumento de ácidos graxos, minerais, vitaminas que, por sua vez, deriva-se de uma boa e saudável alimentação.

Algumas pesquisas já comprovaram que a falta de determinados nutrientes, como zinco, ômega-3 e ômega-6, levam ao enfraquecimento e quebra dos fios.

Assim, o cabelo começa a sofrer com a queda. Para evitar essa situação, busque orientação médica para elevar os índices nutricionais.

Massagem no couro cabeludo

A massagem é um momento de relaxamento para muitas pessoas. Mas você já ouviu em massagem no couro cabeludo?

Essa é uma tarefa comum e prática para quem deseja relaxar mais bem como aliviar o estresse.

Mas, para além disso, a massagem no couro cabeludo é necessária para quem aplica substâncias estimulantes na região capilar.

Isso acontece porque tal ação ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, auxilia no transporte de oxigênio para a área do couro cabeludo.

O aumento no transporte do oxigênio na região capilar faz com que os fios tornem-se mais fortes e resistentes.

Assim, eles não ficam quebradiços, debilitados e, com isso, não sofremos com a queda capilar.

Tratamento com plasma rico em plaquetas (PRP)

O tratamento com plasma rico em plaquetas tem mostrado resultados satisfatórios para a calvície e sabe por quê?

Porque constitui-se na colheita do sangue do paciente para centrifugação e separação da parte vermelha e do plasma. Este é injetado na área da calvície.

Evite usar ferramentas de calor

Babyliss, pranchas e secadores de cabelos são ferramentas de calor bem populares entre as mulheres já que visam o alisamento dos fios.

No entanto, o uso desses aparelhos, a longo prazo, enfraquece os fios e deixa-os bem debilitados. Assim, a queda capilar é uma realidade.

Sabendo disso, sugeriríamos para evitar o uso dessas ferramentas. Entretanto, sabemos que isso pode ser um pouco utópico para muitas mulheres que gostam de seus fios alisados.

Então, indicamos que a redução da frequência de uso e, quando usar, apostar em protetores térmicos.

Pegue leve na tintura de cabelo

Produtos descolorantes ou que prometem colorir o cabelo apresentam elementos químicos na composição.

Por isso, a aplicação presente deles nos fios pode causar enfraquecimento dos fios e, consequentemente, na queda deles. Por isso, diminua a frequência de tintura no cabelo.

Use Minoxidil para cabelo

Um dos principais tratamentos para calvície feminina é o uso do Minoxidil para cabelo.

Além dessa recomendação, essa substância também contribui para atenuar a queda capilar e o preenchimento de falhas nas barbas e sobrancelhas de homens já que atua como estimulante.

Para isso, então, tenha orientação médica para evitar possíveis efeitos colaterais bem como para escolher o melhor produto: em espuma ou loção.

Ambos são eficazes e seguros no tratamento para calvície, mas o em espuma não tem álcool na composição e, por isso, pode ser melhor.

Você sofre com a queda capilar?

Se sim, faz tratamento para calvície?

O que é alopecia de tração? Como tratar?

Fontes: [1]

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram