Carência de vitaminas, anemia, pós-parto e sequelas de COVID-19 são alguns dos principais motivos pelo qual uma pessoa pode sofrer com a queda de capilar.
Além dessas razões, a calvície feminina ainda pode ser uma realidade para muitas mulheres.
No entanto, essa não é a única condição que pode causar, de fato, a queda capilar.
Isso porque existe o eflúvio telógeno crônico.
Você já ouviu falar? Provavelmente não, né?
Quer entender mais sobre esse quadro clínico e qual a cura para eflúvio telógeno crônico?
Nos acompanhe nesse grande aprendizado!
10 dicas para acabar com a calvície e crescer cabelo!
Tudo que você precisa saber sobre eflúvio telógeno crônico
Eflúvio telógeno: o que é?
A queda diária dos nossos fios de cabelo é um fenômeno orgânico e natural já que os fios “antigos” acabam cedendo lugar aos fios “novos” que, por sua vez, são mais saudáveis e fortes.
Por isso, então, o normal é que a queda capilar diária acometa cerca de 50 a 100 fios.
Mais que essa quantidade, a queda de cabelo pode ser característica do eflúvio telógeno.
Acontece que essa condição torna-se bem evidente durante a lavagem dos fios de cabelo ou durante o momento em que você está penteando-os.
Você sofre com essa queda em demasia?
Se a resposta para essa pergunta for positiva, então, procure se consultar com médico especialista no assunto que, nesse caso, é o dermatologista.
Assim, o profissional poderá, de fato, comprovar esse diagnóstico e classificá-lo já que existem dois tipos de eflúvio telógeno.
Eflúvio telógeno crônico vs. eflúvio telógeno agudo
O eflúvio telógeno é uma condição que caracteriza-se pela queda de cabelo diária devido a algum evento que constitui-se como um “gatilho”.
Apesar disso ser uma constatação dos dois tipos dessa condição clínica, ambos apresentam diferenças. Confira as distinções entre elas.
O eflúvio telógeno pode ser agudo. Nesse caso, é uma situação que costuma durar e resolver-se em até seis meses e, por isso, nem sempre são tratáveis já que o corpo recupera-se de forma espontânea.
Diante disso, má alimentação, dietas restritivas, infecções e outros são exemplos.
O eflúvio telógeno crônico, por sua vez, é a condição que corresponde a queda capilar por mais de seis meses.
Acontece que, nesse período, pode acontecer ciclos de melhora e piora que, infelizmente, pode causar danos a haste dos fios, pontas mais fracas e diminuição no volume.
Levando esses conceitos em consideração, então, pode-se dizer que a principal diferença dos dois tipos dessa condição é a duração dela.
Independentemente dessa classificação, muitas mulheres se questionam se o eflúvio telógeno crônico pode, de fato, deixar alguém careca.
Será que pode?
Eflúvio telógeno deixa careca?
O eflúvio telógeno é um problema que pode e, geralmente, afeta a autoestima das mulheres visto que os principais sintomas do eflúvio telógeno crônico se resumem a queda capilar de forma exagerada.
Isso, é claro, varia de paciente para paciente. No entanto, de forma geral, a quantidade fica nessa faixa e, por isso, surge a dúvida se as mulheres podem ficar carecas devido à essa condição.
Nós, do Minoxidil para Mulheres, entendemos a angústia, mas fique tranquila, ok?
Você deve ficar tranquila porque, por mais que seja uma situação chata de lidar, os fios do cabelo não passam pelo processo de miniaturização (afinamento e clareamento deles) e/ou a perda dos folículos como na calvície.
Assim, sem muitas delongas, o eflúvio telógeno crônico não te deixa careca, já que os fios que caem grossos, nascem e crescem da mesma forma: grossos.
No entanto, é preciso tratar para que haja um fim permanente para essa condição.
Como tratar eflúvio telógeno crônico?
Você já reparou que o seu cabelo cai mais que o normal e o indicado?
Se sim, indicamos que você consulte um médico para que ele possa avaliar seu histórico e realizar exames para, de fato, diagnosticar – ou não – o eflúvio telógeno.
Ao fazer isso e tendo o diagnóstico “fechado” desse quadro clínico, o profissional te orientará e prescreverá determinadas maneiras de tratamentos que, por sua vez, serão condizentes com o seu caso.
A Finasterida não é o remédio mais indicado e eficaz para tratar eflúvio telógeno crônico.
Isso porque, como você deve saber, ela age como um inibidor da enzima 5-alfa-redutase, que causa alterações hormonais, a causa da calvície.
Assim, como já explicamos anteriormente, o eflúvio telógeno é uma condição clínica proveniente de outros fatores e não por questões de hormônios.
Por isso, existem outros métodos que são mais eficazes para tratar o eflúvio telógeno crônico, como o Minoxidil.
Minoxidil para eflúvio telógeno crônico
Diferentemente da Finasterida, o Minoxidil para eflúvio telógeno crônico é uma alternativa bem interessante já que essa substância atua como um estimulante.
Assim, causa a dilatação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, ajuda no transporte de oxigênio e nutrientes à região capilar.
Embora ofereça esse benefício, o Minoxidil também pode gerar determinados efeitos colaterais, como coceira, vermelhidão e irritação na pele.
Esse risco acontece, principalmente, porque essa substância conta com o propilenoglicol na composição química que representa a base alcóolica.
Diante disso, não indicamos o uso do Minoxidil em loção para pessoas com algum tipo de hipersensibilidade na pele ou alergia a esse componente
No entanto, você ainda pode sentir os benefícios desse tipo de estimulante se optar pelo Minoxidil na versão espuma.
O Minoxidil em espuma é, então, menos danoso já que não conta com a famosa base alcóolica e, por isso, não apresenta tanto risco de provocar reações adversas.
Além disso, o formato desse produto é mais benéfico já que é de fácil aplicação. Para isso, compre apenas em locais confiáveis!
Minoxidil Kirkland falso: como identificar?
Onde comprar Minoxidil para eflúvio telógeno crônico?
Não sabe onde adquirir seu Minoxidil para eflúvio telógeno crônico?
Não se preocupe: um dos nossos grandes parceiros é a Biolena.
Lá, além de produtos de qualidade e preços justos, você também ganha frete grátis, descontos e um ótimo suporte.
Adquira seu Minoxidil em espuma ou loção ou, caso prefira, aposte também em um kit inicial de três meses 2x mais acessível que o kit tradicional.
Tudo isso você só encontra na Biolena!
Você sofre com o eflúvio telógeno crônico?
Se sim, como trata?
Fontes: [1] [2]